Jura em prosa e verso

Curiosidade Maçônica

 

 

 

OS FILHOS DO DESERTO - SHRINERS

https://1.bp.blogspot.com/-H1DCRG0Gwdo/XDNM5EYw4cI/AAAAAAABJss/TqMFB0OxQCUmw0ejb_cu_o3d1F2nsAWiACLcBGAs/s640/GM.jpg

Em 1933 os Irmãos Stan Laurel e Oliver Hardy, filmaram "Os filhos do deserto", aonde estes nossos Nobres Irmãos, ajudaram a divulgar ainda mais a Ancient Arabic Order of the Nobles of the Mystic Shrine (A.A.O.N.M.S.) ("Antiga Ordem Árabe dos Nobres do Santuário Místico"), popularmente conhecido como Shriners.

No vídeo acima,  a cena mais clássica deste filme, aonde os Nobres Irmãos cantam o hino da fraternidade.

https://1.bp.blogspot.com/-ZaxqUvo12cg/XDNM5rD599I/AAAAAAABJsw/DWnFGeLNoTEibuKBTt0Z3VFW7BvguApXQCLcBGAs/s640/shriners.jpg

Os Shriners é uma organização ligada à Maçonaria. É conhecida por manter hospitais para crianças (Shriners Hospitals for Children). Seus membros usam um fez vermelho.

https://2.bp.blogspot.com/-15BoauQsf8Y/XDNNBcbrBCI/AAAAAAABJs4/sLaHHnrqixQx37PFD8rIZHwAOMw2f5yqQCLcBGAs/s640/shriners.jpg

Podemos afirmar que  é a mais antiga e maior ordem paramaçônica do mundo, foi fundada em 1870, com o foco em filantropia para crianças. Os Shriners atuam em 23 Hospitais em vários países, que promovem cirurgias e tratamentos gratuitos para doenças infantis tais como lábio leporino, queimaduras, politraumatizado e problemas na coluna ou ortopédico.

https://3.bp.blogspot.com/-XsmCLwCUFgw/XDNM5zdxc5I/AAAAAAABJs0/ww9dCZbyi_ohy6mC-FTkaQoZGeA0OmANQCLcBGAs/s640/stan%2Bshriners.jpg

Todos os Shriners são Mestres Maçons mas nem todos os Mestres Maçons são Shriners. é uma frase que os Nobres Irmãos costumam dizer.   

https://4.bp.blogspot.com/-UgDEVnNXgxM/XDNdpqdOhdI/AAAAAAABJtM/bZdESZA_HV0ZW_1rXdGL8FuPwPIKAO_DQCLcBGAs/s640/IMG_20141122_172554.jpg

Estão presentes também aqui no Brasil, na foto acima podemos destacar a presença dos Nobres Irmãos Irineu Filho, Ex Grande Mestre Estadual da Ordem DeMolay (SCODB), Poderoso Irmão Fernando Kappel, candidato ao Grão Mestrado Estadual no G.'.O.'.B.'.R.'.S.'. e o Mestre Instalado Carlos Athanasio, isto da direita para esquerda foto em primeiro plano.

https://1.bp.blogspot.com/-C9qCeeMYEus/XDNhsrNDvfI/AAAAAAABJtY/KHPLJnx-ygcqCxgr4Ek3tI4RNtLlpDIRwCLcBGAs/s640/BBBBB.jpg

Na foto acima, alem do Nobre Irmão Fernando Kappel, temos da esquerda para a direita os Nobres Irmãos Brendler e Evandro Lecey, acompanhados do candidato ao Grão Mestrado Adjunto do G.'.O.'.B.'.R.'.S.'. o nosso Irmão Ernesto Lecey.

https://2.bp.blogspot.com/-CpRVoW8anmE/XDNM4qfHMLI/AAAAAAABJsk/c7956t5R4tIZp4rL0G4msnmrr1JmouRBgCLcBGAs/s640/gravity2-e1342189957258.jpg

 

Existem outros personagens que enaltecem a Antiga Ordem Árabe dos Nobres do Santuário Místico, nos desenhos animados temos o Tio Stan no "Gravity Falls", o qual usa um enigmático Fez, chapéu usado pelos Nobres Irmãos Shriners.

Outro personagem é Fred Flintstones, que participou de diversas campanhas nas redes de televisão em prol dos Shriners. A entidade paramaçônica Shriners International, é uma fraternidade baseada em diversão, companheirismo e nos princípios maçônicos de amor fraterno, auxílio e verdade. 

https://3.bp.blogspot.com/-f-0BhNVPoVM/XDUFVZOClrI/AAAAAAABJvU/SpOYqmU2NoQxU5mDG9LNV-YQxW9w7gLrwCLcBGAs/s640/masons_shriners_01.jpg

Com cerca de 350.000 membros em 194 templos (divisões) nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, México, Filipinas, Porto Rico, República do Panamá e no Brasil.

 

Como o filme hoje já é de domínio público, deixamos para os leitores, o link com esta divertida comédia do Gordo e o Magro.

Imagens de Eduardo Lecey, Shriners e de domínio público.

Texto de Eduardo Lecey.