JURA EM PROSA E VERSO

 

MAÇONARIA

 

CURIOSIDADE MAÇÔNICA

 

 

UM MAÇOM SURDO E SEUS CÃES-GUIAS (CÃES-OUVINTES)

 

 

https://obreiros3932.files.wordpress.com/2013/03/one-mason-and-his-dogs-pic-1.jpg?w=202&h=300

 

 

UM MAÇOM SURDO E SEUS CÃES-GUIAS (CÃES-OUVINTES)

 

Este é John Broster, maçom inglês, surdo desde os três anos devido a difteria que trouxe consequências por toda sua vida. Na foto está acompanhado por Coppers, seu primeiro cão-ouvinte.

 

John ajustou-se a sua deficiência e cursou a Universidade de Liverpool, formando-se contador. Casou-se em 1968 com Mary e, logo após o casamento, abriu sua própria firma de contabilidade. Foi iniciado na Loja Unanimity, 113, da Grande Loja Unida da Inglaterra (GLUI), em 1970, loja em que foi Venerável-Mestre em 1982, tesoureiro de 1987 a 1992 e exerceu outros cargos na Grande Loja Provincial.

 

Em 1997, inscreveu-se para um programa patrocinado pela GLUI, “Hearing Dogs for Deaf People” para o qual foi aceito e recebeu Coppers, o primeiro cão-ouvinte escalado para ajudar um Maçom. Como John era Mestre Maçom, foi natural que seu fiel companheiro o acompanhasse ao templo, onde seguia o cortejo e sabia quando sentar e levantar-se e era conhecido por dar a dica do que fazer a alguns irmãos!

 

Em 2001, Coppers e John foram fotografados usando o paramento maçônico completo no “Preston Masonic Hall”. Coppers, Mary e John viajavam apresentando o lado caritativo da maçonaria, ocasiões em que conseguiam levantar grandes somas de dinheiro enviadas para o programa de cães-ouvintes.

 

Em 2004, Coppers recebeu um prêmio por trabalhar além do chamado do dever. Ele alertou John uma noite quando Mary teve um colapso, salvando assim sua vida. Gradualmente ele começou a trabalhar pelo casal quando começaram a ter problemas de saúde e de mobilidade. A vida maçônica de Coppers teve fim inesperadamente em julho de 2008, de forma rápida e inesperada. Aos 13 anos, idoso para um labrador, o velho Coppers recusou a aposentadoria. John dizia que ele era um perfeccionista e muito profissional em seu trabalho.

 

Em novembro de 2009, um novo cão-ouvinte, Hayden, foi designado para ajudar John. Hayden tem diferentes talentos e recebeu a chance de encontrar seu papel, uma vez que Coppers era um cão inigualável, mas também segue John na Loja e já foi fotografa com seu paramento completo.

 

Fonte: ONE MASON AND HIS HEARING DOGS