JURA EM PROSA E VERSO

 

MAÇONARIA

 

MENSAGEM DE ANO NOVO – Vale para qualquer ano novo.

 

     

 

 

Desejamos a todos os irmãos um ano novo de paz, tranqüilidade, saúde e prosperidade.

Mas para que a busca desses objetivos seja algo mais plausível, quero analisar com mais profundidade esse desejo. Como poderemos, todos nós, de fato, enfrentar o ano novo com a firme disposição de viver em paz, com tranqüilidade, saúde e prosperidade?

A resposta a essa indagação é uma adequação dos nossos hábitos, costumes e ações, para de fato, como deseja a Maçonaria, criarmos no ano que se inicia um homem novo. Lembro que quando fomos iniciados nascemos de novo, um novo homem a cada dia, aprendendo sempre, nunca deixando de desbastar a nossa pedra bruta.

Nós desejamos viver em paz, mas...

Se porventura vivermos em meio a uma crise, seja ela na família, nos grupos de amigos, no trabalho, que tenhamos a inteligência para  tratar a situação, substituindo sempre a arrogância pela humildade. Ouvindo mais que falando. Sendo pacificadores ao invés de litigantes.

Quando falarmos em meio a uma crise lembremos todos de responder para nós mesmos, se possível antes de falar, o seguinte:

O QUE EU VOU FALAR É BOM?

AJUDA A HUMANIDADE? Ajuda as pessoas que vão me ouvir?

CONTRIBUI PARA A FELICIDADE DAS PESSOAS?

CONTRIBUI PARA A MINHA FELICIDADE OU A DA MINHA FAMÍLIA?

RESOLVE ESTE PROBLEMA OU AJUDA A ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO PACÍFICA?

É claro que no momento da crise, em meio as altercações das discussões, não teremos tempo para proceder às perguntas acima. Mas... podemos sim, agora mesmo, pararmos um pouco e refletirmos sobre as interrogações acima, para criarmos dentro de nós a determinação de proceder desse jeito durante uma crise.

 

Meus irmãos:

Desejamos que todos nós não tenhamos dificuldades com nossa saúde no nosso novo ano, mas se tivermos alguma então enfrentemos com inteligência, sabedoria, coragem, utilizando os conhecimentos que a medicina, os médicos, as pessoas mais antigas e mais vividas transmitem para nós, mas sabendo que não sabemos tudo, e não podemos entender os desígnios do GADU. O nascimento, a infância, a adolescência, a vida adulta e a terceira idade, contém segredos indecifráveis para a mente humana. Só podemos viver e procurar entender a nosso modo, mesmo com as nossas limitações humanas, a cada dia, tudo o que nos acontece, tudo o que acontece a nossa volta.

 

Queridos irmãos. Que cada um de nós, assim que começar um novo ano, seja qual for a sua atividade, viva momentos de prosperidade. Que nossa mesa continue a ser farta e nutritiva. Que nossas necessidades básicas sejam plenamente atendidas. Que possamos honrar nossos compromissos. Que  tenhamos fartura, mas sem desperdício.

 

Meus Irmãos! Reflitamos sobre o significado de cada uma das palavras chaves abaixo relacionadas. Talvez o resultado dessa reflexão possa representar uma mudança de atitude benéfica e pródiga em nossas vidas. O que achamos de: FRATERNIDADE -  PERDÃO – COMPREENSÃO – AUTOCRÍTICA – BONDADE – DESPRENDIMENTO  - LIVRE ARBÍTRIO ?

É claro que não é simples. Cada uma dessas palavras ou expressões precisaria de livros e mais livros para serem analisadas. Mas... com a nossa simplicidade e inteligência podemos, muito bem, antes de dormir hoje, além de refletir com profundidade sobre as indagações anteriores, pensar também em cada uma dessas palavras ou expressões e tirarmos sim decisões importantes para nortear a nossa vida no novo ano e também nos próximos que virão.

 

Meus irmãos.

Procuremos em cada ano novo ser mais justos e perfeitos que no ano que se findou.

 

JURA EM PROSA E VERSO

 

(Este texto, originalmente adaptado para a virada do ano 2020 para 2021, foi lido numa reunião maçônica virtual, em 29 de dezembro de 2020, com a participação de vários irmãos maçons).