jura em prosa e verso

trabalhos maçônicos

 

 

guilda maçônica ordo lux dei -

 

 GOLD - JUSTA,

 

 PERFEITA E REGULAR

 

A Guilda Maçônica Ordo Lux Dei - GOLD, é uma Ordem Maçônica livre, Justa, Perfeita e Regular, que não distingui pessoas pelo sexo, raça, ou credo.

Nós acreditamos que todo aquele que busca ajuda, merece a chance de ser ajudado. E acreditamos ainda que não somos juízes de ninguém, além de nós mesmos, para julgar quem é digno e quem não é, de fazer parte da Ordem.

Há, contudo, um sistema de evolução de graus, herdado dos Antigos Costumes e guiados pela Verdadeira Luz, que empregam a meritocracia, elevando e exaltando aqueles que relamente tem conhecimento para tal e não, aqueles que possuem mais destaque social.

A GOLD foi criada por respeitáveis Mestres Maçons, que tinha como missão, resgatar a Maçonaria da inundação de práticas profanas, e trazê-la de volta ao mundo sagrado a que pertence.



 

MANIFESTO - GUILDA ORDO LUX DEI

No interior de cada alma, reside aceso o fogo divino existente em cada ser, onde floresce o amor, quase sempre subvertido e encrostado de dogmas, almejando que por uma rachadura mínima, tal casca possa ser rompida, expondo sem restrições o esplendor da verdadeira existência.

Há tempos os homens sábios descobriram que há mais poder em si, do que podem imaginar os homens comuns.

Dotados de tortuosa intenção, no entanto, aqueles que acessaram os mais diversos meios de se obter a plenitude dos regozijos da verdade pura, tomaram-lhes para sua própria satisfação do ego, buscaram criar meios de protege-los da grande massa, alegando sobre falso pretexto, que o motivo seria justamente, que tais conhecimentos só deveriam ser acessados por aqueles de moral ilibada.

Trouxeram então, como verdade absoluta, os mais diversos dogmas religiosos e separações sociais. Criaram os mais diversos e tenebrosos planos afim de se manter no poder. Corromperam até, aquela que conseguiu compilar em si a prática fundamentada de conhecimentos diversos, com a aplicação justa e perfeita de seus diversos métodos: a Maçonaria.

O imperador romano Júlio César, entendeu em sua estratégia subversiva que dividir era o melhor meio de se dominar um povo e, seguindo mais tarde seus moldes bélicos, os grandes homens do Clero medieval, tomaram para si a Maçonaria, fazendo dela a maior arma de conquista já criada.

Repletos de membros submissos e absolutamente mal instruídos, criaram então um exército de servos, dominados pelas paixões da vaidade, que passaram a servir de ferramenta de controle social, cada qual alocado onde melhor se encaixasse para servir aos senhores do mundo.

Não há, contudo, validação melhor de uma teoria do que a pura e simples prática. Vimos com o passar de cada dia, que tal instituição ora designada para manter vivos os conhecimentos antigos e evoluir a moral idealizada por grandes espíritos de luz, como Hermes Trismegistus, Pitágoras, Aristóteles e Platão, além de tantos outros, se corromperam e passaram a confundir valores e criar costumes inapropriados, que cada vez mais a separa do espectro da realidade e, sobretudo, das necessidades evolutivas das sociedades.

Sempre de pé e à ordem, entendemos que é chegada a hora de resgatar aquilo que foi perdido. De trazer à tona a realidade lógica do funcionamento do mundo e de usar o conhecimento das forças visíveis e ocultas em prol do bem-estar da humanidade.

Esgotou-se o tempo em que se tolerava que aqueles que distorceram a nobre missão da Maçonaria, pudessem por si só perceber o correto caminho e, por livre e espontânea vontade, retomassem o caminho do bem, da beleza e da justiça.

Iniciamos aqui então um caminho reto, restaurando através desta instituição e com os verdadeiros valores maçônicos, a missão de levar o esplendor do conhecimento a todos aqueles que demonstrarem interesse e que, de forma plena, vivem livres e de bons costumes.

Liberdade, Igualdade e Fraternidade: esses sãos os preceitos jusnaturais que nos guiam no combate à tirania e na retomada dos antigos ideais que outrora buscaram fazer do mundo um lugar de paz.

São Paulo, 03 de março de 2018.

Lucas Centini
Ser
Gr Mest - GOLD