JURA EM PROSA E VERSO

 

TRABALHOS MAÇÔNICOS

 

TERMO MAÇÔNICO: PEÇA DE

 

 ARQUITETURA

 

Ir\ PEDRO JUK

 

 

PEÇA DE ARQUITETURA

Em 06/03/2017 o Respeitável Irmão Petrônio Cardoso, sem mencionar o nome da Loja nem o Rito, GOB-MG, Oriente de Campo Belo, Estado de Minas Gerais, solicita o seguinte esclarecimento:

O termo “Peça de Arquitetura" significa que no "Edifício Social", colocou-se mais uma "melhoria"... "aprimorou-se”?   É isso?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

O termo “arquitetura” está simbolicamente relacionado à Maçonaria devido a Arte de Construir e o desenvolvimento do projeto da construção serem escopos da Ordem.

Essa relação esteve ligada literalmente à Maçonaria de Ofício (Operativa) na época dos construtores medievais e simbolicamente à Moderna Maçonaria que é especulativa por excelência. Essa afinidade pode, inclusive, ser observado pela adoção de instrumentos maçônicos de alto valor simbólico, como o Esquadro, o Nível, o Prumo, o Lápis, a Régua, etc. Graças a isso é que na totalidade dos ritos maçônicos, “Deus”, tem o título de o “Grande Arquiteto do Universo”, ou “Àquele” que arquitetou, planejou a Criação.

Sob esse ponto de vista simbólico, a prática da Moderna Maçonaria adotaria para o seu vocabulário palavras, títulos e convenções relacionadas à arquitetura, dentre as quais a da “peça de arquitetura” que é como se denominam os escritos produzidos pelos seus membros como trabalhos na Ordem.

Quanto ao que menciona sua questão, eu não diria que ela significa tão diretamente à melhoria ou aprimoramento do edifício social, mas sim daquele que o constrói, ou seja, mostra que o que produziu tem aptidão para construir o edifício. Talvez sob o ponto de vista indireto de aprimoramento do edifício, haja até possibilidade de se fazer alguma analogia nesse sentido.

Destaque-se que somente uma peça de arquitetura de boa qualidade pode contribuir, enquanto a de má qualidade é componente impróprio para a boa construção, daí não há como generalizar simplesmente o título ao ponto de ser ele um elemento de melhoria e aprimoramento do edifício, pois dele depende o conteúdo.

O título “peça de arquitetura”, prudentemente ficaria mais bem compreendido como sendo uma relação figurada do esmero da sua produção e da qualidade da sua substância.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

http://pedro-juk.webnode.com/